Maturado por pelo menos 12 meses sobre madeiras que outrora armazenavam café, em antigas tulhas da fazenda. De massa firme e quebradiça com cristais, sua textura granulosa derrete na boca de forma surpreendente. Seu sabor combina umami equilibrado, notas de frutas secas, castanhas e leve caramelo, com aroma intenso e tostado.
Harmonização
vinhos tintos encorpados (Cabernet Sauvignon, Tannat, Syrah), brancos maduros (Chardonnay barricado), vinhos de sobremesa (Porto Tawny, Jerez, Sauternes) ou cervejas robustas (Barley Wine, Bock, Belgian Dubbel), e ganha destaque com mel, geleia de figo ou cebola caramelizada, em lascas sobre risotos, massas ou saladas.
Medalha de Ouro – World Cheese Awards, San Sebastián, Espanha (2016), primeira conquista de ouro internacional de um queijo artesanal brasileiro.
Medalha de Ouro – Prêmio Queijos Brasil em três anos consecutivos (2016, 2017, 2018)
Medalha de Bronze – World Cheese Awards (2021) e novamente Medalha de Ouro (2022); além de Prata no Mundial Queijo Brasil 2024
Conservação
Recomendamos que seja armazenado em local refrigerado. Após aberto em um recipiente com tampa ou protegido em filme plástico, para proteger do frio da geladeira e assim não ressecar. Retirar 30 minutos antes de consumir, para o queijo relaxar e assim ter um melhor aproveitamento do sabor e textura
Obs: Peso em valor médio, por ser um produto artesanal pode ter leve variação.