Queijo Canastra Pedacin é um queijo Minas Artesanal produzido produzido na Fazenda Mococa, localizada em Medeiros, na Serra da Canastra, pela família da Francielle, com leite de rebanho próprio de vacas livres ao pasto.
O processo de cura do queijo canastra confere sua identidade, sabor, textura e coloração, que é fruto do terroir do local, o clima, o relevo, altitude, pastos nativos, das águas e dos minerais do solo da Serra da Canastra e que tem indicação geográfica protegida por lei.
O queijo da canastra é considerado um patrimônio nacional e foi reconhecido como tal em 2008 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Sua receita vem dos antigos imigrantes de Portugal que há 200 anos trouxeram seu conhecimento de produção de queijo para o Brasil colonial.
Informações
O queijo apresenta casca de cor amarelo com resquícios de mofo natural de cor branca, massa macia, amanteigada e sabor suave, com acidez moderada típica do queijos produzidos na região da Canastra.
Por se tratar de um produto natural, o mesmo tem variação de cor, podendo apresentar casca rústica conforme a época do ano.
Média de 41 dias de maturação.
Queijos com selo de caseina, que atesta a sua procedência e de produtor afiliado a APROCAN - Associação dos Produtores da Queijo Canastra.
Harmonização
Pode ser degustado puro, com goiabada, numa tábua de frios com castanhas, pães, geléias e mel, acompanhado de um vinho tinto leve ou brancos encorpados, como Pinot Noir, Merlot e Chardonnay. Para os amantes de cerveja, sugerimos as com sabores mais maltados como uma blonde ale ou amber ale.
Conservação
Recomendamos que seja armazenado em local refrigerado. Após aberto em um recipiente com tampa ou protegido em filme plástico, para proteger do frio da geladeira e assim não ressecar. Retirar 30 minutos antes de consumir, para o queijo relaxar e assim ter um melhor aproveitamento do sabor e textura
Obs: Peso em valor médio, por ser um produto artesanal pode ter leve variação