Produzido por Joel Simões Sobrinho e Elza Aparecida Simões, na Fazenda Campo Alegre Retirinho, em São Roque de Minas, o Trilha da Pedra é um queijo Canastra artesanal feito com o saber-fazer transmitido de geração em geração. Sua receita segue a tradição do Canastra há mais de 200 anos, utilizando apenas os quatro ingredientes clássicos: leite cru de vacas das raças Caracu e Jersolando criadas soltas no pasto, sal, pingo e coalho.
O terroir da Serra da Canastra — clima, altitude, pastagens naturais, água pura e manejo tradicional — imprime personalidade ao queijo. Após a maturação, o Trilha da Pedra apresenta casca amarelo-ouro, levemente enrugada, com resquícios de mofo branco natural. A massa é macia e amanteigada, com sabor suave e equilibrado, e acidez moderada, característica dos queijos produzidos na região.
Esse queijo possui selo de caseína, garantindo procedência e produtor afiliado à APROCAN — Associação dos Produtores de Queijo Canastra. Como todo produto artesanal, pode apresentar variações de cor e textura conforme a época do ano.
Harmonização
Pode ser degustado puro, com goiabada, numa tábua de frios com castanhas, pães, geléias e mel, acompanhado de um vinho tinto leve ou brancos encorpados, como Pinot Noir, Merlot e Chardonnay. Para os amantes de cerveja, sugerimos as com sabores mais maltados como uma blonde ale ou amber ale.
Conservação
Recomendamos que seja armazenado em local refrigerado. Após aberto em um recipiente com tampa ou protegido em filme plástico, para proteger do frio da geladeira e assim não ressecar. Retirar 30 minutos antes de consumir, para o queijo relaxar e assim ter um melhor aproveitamento do sabor e textura
Obs: Peso em valor médio, por ser um produto artesanal pode ter leve variação.